Processo de vazamento oculto

Processo realizado quando acontecer algum vazamento oculto nas tubulações internas do imóvel até o hidrômetro e que vincule alterações no consumo de água.

Caso esteja com dificuldade para encontrar o vazamento, siga estas dicas ou contate um encanador de sua confiança.

Quem pode solicitar

  • A solicitação poderá ser feita pelo morador, proprietário cadastrado no sistema ou outrem com algum vínculo com o imóvel;
  • Sócio-administrador ou seu procurador, no caso de Pessoa Jurídica;
  • Síndico ou seu procurador, no caso de condomínios.

Como solicitar

Após identificar e consertar o vazamento, reúna os seguintes documentos para solicitar a alteração de fatura por motivo de vazamento oculto:

  • RG e CPF ou Contrato Social e CNPJ do morador/proprietário, CÓPIA;
  • Declaração do conserto do serviço executado. Baixe o modelo aqui;
  • Fotos impressas do local (antes e após o conserto) e da leitura do hidrômetro na data do conserto;
  • Nota fiscal de compra de peças e/ou do serviço de encanador; ou
  • Laudo do serviço executado pelo profissional ou Recibo.
  • Em caso Pessoa Jurídica, o solicitante deve apresentar, além de todos os documentos acima, cópia do Contrato Social;
  • Em caso de síndico ou seu procurador, o solicitante deve apresentar também cópia da Ata de Eleição de Síndico registrada em cartório.

O que é vazamento oculto e o que não é?

Vazamento visível Vazamento oculto
  • Válvula ou caixa de descarga;
  • Vazamento na estrutura do cavalete – o conserto é de responsabilidade da Companhia Águas de Joinville, pois não é permitido ao usuário realizar conserto. Ligue 115;
  • Eletrodomésticos (máquina de lavar, bebedouros, etc.);
  • Vazamento não localizado em que foi necessário realizar a instalação de tubulação nova;
  • Boia da caixa-d’água/extravasor da caixa-d’água;
  • Vazamento identificado com uso de aparelhos de escuta (Ex.: geofone);
  • Conexões/tubulações expostas/aparentes;
  • Tubulações/conexões enterradas ou embutidas em alvenaria/concreto;
  • Vandalismo sem danificação do equipamento (Ex.: torneira aberta);
  • Vandalismo com equipamento danificado, mediante registro de boletim de ocorrência anterior ao Processo de Vazamento (Ex.: torneira/tubulação quebrada que ficou vazando);
  • Mangueiras de jardim;
  • Outros ocultos e não relacionados.
  • Casa de máquinas para piscina;
  • Torneiras, registros e chuveiros;
  • Outros visíveis e não relacionados.


Onde solicitar

Canal Onde Quando
Site Não é possível
Presencial Unidades de atendimento Segunda a sexta-feira, 8h às 17h na unidade central, exceto feriados e pontos facultativos.

Nas demais unidades, o horário é o informado para cada unidade de atendimento.

Telefone 115 ou 0800 7230300 Somente quando se tratar de inclusão da 2ª fatura no processo
E-mail atendente.virtual@aguasdejoinville.com.br Todos os dias, 24 horas. A solicitação será analisada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
WhatsApp Não é possível

Quanto custa

  • O serviço não tem custo.

Qual prazo

  • O prazo para o cliente solicitar a revisão de fatura por vazamento interno é de até 45 (quarenta e cinco) dias, contados a partir da data de leitura da respectiva fatura.
  • O prazo para análise do processo de vazamento, realizada pela Águas de Joinville, é de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de abertura do processo de vazamento.

Como funciona

  1. Após o conserto do vazamento oculto na rede interna do imóvel, o cliente deverá apresentar os documentos solicitados, descritos no campo “Como solicitar”, junto à unidade de atendimento presencial ou enviá-los por e-mail;
  2. A critério da Companhia, poderá ser gerada uma ordem de serviço para fiscalizar o conserto do vazamento no imóvel;
  3. Poderão ser revisadas no máximo duas faturas sequenciais dentro de um período correspondente a 12 (doze) meses – verificada a data de leitura e de conserto;
  4. A 2ª (segunda) fatura do processo poderá ser incluída via atendimento presencial, e-mail ou informação pelo telefone;
  5. A(s) fatura(s) com o consumo anormal ficará(ão) em alteração durante a tramitação do processo;
  6. Após a conclusão do processo, o cliente será informado por meio de contato ativo ou pelo e-mail cadastrado;
  7. A(s) fatura(s) ficará(ão) disponível(is) no sistema para quitação e poderá(ão) ser retirada(s) em uma das unidades de atendimento ou pelo site, clicando aqui.

 

Atos regulamentadores

Resolução Normativa nº 19/2019, artigo 89 – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS.

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