Atualmente, a Companhia Águas de Joinville tem implementado o monitoramento da qualidade das águas dos rios da cidade, especialmente nas regiões que estão sendo contempladas com o sistema de esgotamento sanitário.
As práticas de monitoramento incluem a coleta de dados e amostras de água em pontos específicos, com periodicidade definida, permitindo a análise de características físicas, químicas e biológicas que indicam a qualidade dessas águas.
Os resultados obtidos possibilitam o cálculo do Índice de Qualidade das Águas (IQA), criado em 1970 pela National Sanitation Foundation, nos Estados Unidos, e adotado no Brasil pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a partir de 1975.
O IQA é composto por nove parâmetros: oxigênio dissolvido, coliformes fecais, pH, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), nitrogênio total, fósforo total, temperatura, turbidez e sólidos totais.
Com base nesse índice, é possível determinar a qualidade das águas brutas, variando em uma escala de 0 a 100.
O mapa e o gráfico apresentados mostram os dados do ponto RBC12, mas você pode selecionar qualquer um dos seguintes pontos na lista suspensa:
– BV01: Rua Botafogo, nº 539 – Floresta – Joinville/SC
– RBC12: Rua Florianópolis, 1509 – Guanabara – Joinville/SC
– RBC13: Rua Florianópolis, 2661 – Guanabara – Joinville/SC
– RBC15: Rua Lisandro de Paula Santos Lima, 12 – João Costa – Joinville/SC
– RVN3: Estrada Arataca – São Marcos – Joinville/SC
– RMM1: Rua Minas Gerais – Nova Brasília – Joinville/SC