Laboratório da Águas de Joinville mantém acreditação do Inmetro

Publicada em 06/06/2019 às 16:59
Relacionado a:

O Laboratório de Controle de Qualidade (LCQ) da Companhia Águas de Joinville teve confirmada, na última quarta-feira (5), a manutenção da acreditação na norma NBR/IEC 17025 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A auditoria do Inmetro, que ocorreu de 3 a 5 de junho, reavaliou os parâmetros das análises de água na norma 17025, que estabelece um padrão internacional para atestar a competência dos laboratórios em realizar ensaios. Em outras palavras, a acreditação garante a segurança e a qualidade das cerca de 30 mil análises de água que o LCQ realiza por ano.

Para Marco Aurélio Deniz Maciel, auditor do Inmetro, a importância da acreditação está na confiabilidade que o laboratório tem. “É uma maneira de verificar se o laboratório está apresentando resultados confiáveis para os clientes”, explica.

A técnica química do LCQ Giulia Alberti afirma que a acreditação incentiva o laboratório a manter a eficácia de seu sistema técnico e de gestão de qualidade. “Os benefícios de ser um laboratório acreditado referem-se ao reconhecimento internacional e uma maior capacitação do pessoal envolvido no processo”, completa.

O LCQ da Águas de Joinville conquistou a acreditação na norma 17025 em 2012. Em 2013, o Inmetro realizou a primeira reavaliação. Desde então, as reavaliações do instituto ocorrem a cada dois anos. “Essa é a primeira auditoria do laboratório após a revisão da norma 17025, que aconteceu em 2017”, diz Maryelin Sacardo Souza, auxiliar de laboratório do LCQ.

Compartilhe