Joinville amplia fiscalização das ligações de esgoto

Publicada em 15/05/2019 às 15:54
Relacionado a:

A Companhia Águas de Joinville vai ampliar a fiscalização das ligações dos imóveis à rede de esgoto da cidade. Na quinta-feira (16), uma empresa contratada inicia o trabalho no bairro Nova Brasília. A expectativa é que 2,4 mil imóveis sejam visitados mensalmente.

“Quinze duplas de fiscais farão as visitas. Os moradores também podem agendar a vistoria por meio do telefone 115”, explica a coordenadora de coleta e transporte de esgoto da Companhia, Dalva Schnorrenberger.

Os fiscais verificam as conexões com auxílio de corantes. Estes pigmentos são diluídos na água da pia da cozinha, pia da churrasqueira, máquina de lavar roupa e vaso sanitário e permitem identificar o caminho percorrido dentro da tubulação.

A água de chuva e piscina, que escoa por calhas e ralos, não pode ser lançada na rede de esgotamento sanitário. As tubulações devem ser separadas para que o esgoto seja enviado para tratamento e a água pluvial seja encaminhada para córregos e rios.

“Quando uma irregularidade é encontrada, o morador é orientado a providenciar a correção em até 60 dias e informar a Águas de Joinville. Quem não cumprir as adequações será multado”, avisa Schnorrenberger.

Ligações incorretas de esgoto causam problemas como mau cheiro e contaminação do ambiente, facilitando a proliferação de doenças como verminoses, cólera e hepatite.

Aproximadamente 77 mil imóveis em Joinville possuem cobertura da rede de esgoto. A expectativa é que, até maio do ano que vem, 70% deles sejam vistoriados.

Compartilhe