Companhia Águas de Joinville inicia monitoramento 24 horas das redes de água e esgoto

Publicada em 29/04/2019 às 17:42
Relacionado a:

A Companhia Águas de Joinville investe em tecnologia para reduzir impacto de obras, o tempo de consertos de vazamentos e as perdas de água. A partir de 1º de maio, o monitoramento online dos sistemas de água e esgoto da cidade passa a ser 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

O CIOP (Centro de Informações e Operações) é o setor responsável por esse monitoramento e por analisar os dados que auxiliam na agilidade das manutenções. Segundo Rafael Eduardo da Cunha, coordenador do CIOP, muitas vezes os moradores nem sentem a falta de água ou percebem o extravasamento de esgoto na rua, pois os vazamentos são detectados antes pelo setor, que envia uma equipe de manutenção imediatamente.

“O monitoramento é feito com auxílio de telas que mostram o mapa da cidade, gráficos e outros dados, que são atualizados a cada cinco minutos”, afirma o coordenador.

O CIOP cruza dados de reclamações de falta de água, o nível dos reservatórios próximos e os níveis de pressão e vazão da rede de distribuição via telemetria (de forma remota). Assim, uma equipe é encaminhada para realizar o reparo mais rapidamente, num ponto aproximado dos rompimentos de rede. Vazamentos ocultos, que não afloram no pavimento, também são encontrados mais facilmente com o uso da tecnologia.

A equipe de cadastro técnico, que realiza o mapeamento das redes de água e esgoto da cidade, contribui para a agilidade das obras de manutenção. “O cadastro técnico é importante porque nele sabemos o tipo de rede, qual o diâmetro e se há registros próximos, que podem ser fechados para reduzir ao máximo os transtornos à população”, completa Rafael.

Além disso, o setor também monitora a produção de água das ETAs (Estações de Tratamento de Água). De acordo com diversos fatores, como temperatura, quantidade de chuvas e consumo da população, a central indica o acionamento ou desligamento de bombas da estação.

O CIOP também analisa dados internos de forma integrada, centralizando as informações e embasando a tomada de decisões de gestores de todas as áreas da Águas de Joinville.

Compartilhe