Águas de Joinville promove encontro nacional sobre micromedição

Publicada em 22/04/2019 às 17:21
Relacionado a:

A Companhia Águas de Joinville promove, de 23 a 26 de abril, o 2º Encontro Técnico de Micromedição e Revisão da Norma ABNT 16043. O evento é destinado a empresas de saneamento, públicas e privadas, e fabricantes de hidrômetros.

O objetivo é reunir as concessionárias e, por meio da formação de grupos de trabalho, proceder à revisão da norma 16043 da ABNT, uma das mais importantes para a micromedição. Além disso, serão discutidas melhorias para o setor, no que se refere a hidrômetros e práticas de gestão da micromedição. A Águas de Joinville também vai oferecer um curso de capacitação sobre o novo regulamento técnico metrológico do Inmetro, aprovado no final de 2018, que altera regras importantes sobre a metrologia legal para hidrômetros.

O evento contará com a participação de profissionais de todo o país, representantes de grandes companhias de saneamento como Sabesp (São Paulo), SANASA (Campinas), COPASA (Belo Horizonte), BRK Ambiental, Grupo AEGEA, além de outras empresas municipais e estaduais.

“A ideia do encontro é promover a troca de experiências bem-sucedidas com outras companhias, o que proporciona ganhos significativos para o setor como um todo, tanto para empresas de saneamento como para a sociedade, gerando maior qualidade, justiça e confiabilidade nos processos de medição de água. Teremos ainda a oportunidade de apresentar nossas boas práticas, como o recém-inaugurado Lab Hidro, Laboratório de Hidrometação, o qual temos certeza que ajudará em muito nossa companhia, tanto para fins de controle de qualidade como para fins de estudos técnicos”, afirma o engenheiro sanitarista e ambiental Felipe de Luca, coordenador de micromedição e faturamento da Águas de Joinville.

 

O que é micromedição

É a medição periódica do consumo de água por meio de hidrômetros. A norma 16043 da ABNT é uma das principais normas que regem esta área do saneamento e atualmente está sendo revisada. Sua última revisão data de abril de 2012.

Compartilhe