Fundação Dom Cabral

Fundação Dom Cabral é parceira para excelência da Companhia Águas de Joinville

Para se administrar uma grande empresa é preciso ter uma boa gestão. E foi pensando na qualidade dos serviços prestados aos joinvilenses que, em 2008, a Companhia Águas de Joinville fechou parceria com a Fundação Dom Cabral, sexta melhor escola de formação executiva do mundo.

A Fundação Dom Cabral iniciou seus serviços como Centro de Extensão da Universidade Católica de minas Gerais (PUC-MG), mas logo começou a dialogar com organizações, buscando o crescimento das empresas. Hoje, a fundação treina mais de 25 mil empresários por ano e é considerada a maior escola de negócios da America Latina e a sexta do mundo.

Segundo o presidente da Fundação Dom Cabral, Emerson de Almeida, em entrevista ao programa Mundo S/A, do canal por assinatura Globo News, o grande diferencial da fundação é que, ao contrário das consultorias tradicionais, os professores não chegam com a solução, mas treinam os próprios executivos para que eles implantem suas metodologias para o desenvolvimento da organização. Ou seja, os próprios gestores são instigados a entender e a construir o melhor modelo de gestão para sua empresa. E esse trabalho vem trazendo novos parceiros e fortalecendo projetos, como a ideia da Fiat, de abrir espaço para o cliente customizar o novo Uno, que surgiu através da parceria com a Fundação Dom Cabral.

Essa parceria é boa não apenas para as organizações, mas para os clientes. Por isso, o programa Parceria para a Excelência (PAEX) é um dos mais procurados por médias e grandes empresas. Ao todo, são mais de 500 organizações associadas, a Águas de Joinville é uma delas.

Parceria para a Excelência na Águas de Joinville

Nas reuniões mensais, conhecidas como AGM – Avaliação Gerencial Mensal –, um consultor da Fundação Dom Cabral acompanha, analisa e discute os indicadores estratégicos de cada setor. Cada coordenador ou gerente responsável por um ou mais indicadores apresenta seus números, aberto para a crítica de todos. Além da observação constante sobre os números de cada departamento e, no geral, a saúde da organização, a iniciativa propicia o surgimento de ideias, de como enfrentar novos desafios e a busca da excelência. Há três anos no PAEX, a Companhia também tem a parceria para revisão do planejamento estratégico anual.

Desenvolvimento de Dirigentes

O Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD) é outra grande parceria da Águas de Joinville com a Fundação Dom Cabral. Gestores da Companhia participam de aulas teóricas para melhorias no gerenciamento de empresa. São seis módulos e a cada três é feita uma visita de um professor da fundação, que analisa como está sendo utilizado o conhecimento na prática. Esses diagnósticos anuais servem, além de ajudar no aprimoramento de procedimentos internos, para monitorar a organização, já que a Fundação Dom Cabral trabalha para um efetivo desenvolvimento da empresa, melhorando a gestão e proporcionando um melhor atendimento a população joinvilense.