Baía da Babitonga é tema do concurso teatral Água para Sempre 2017

2017.04.11 Lançamento concurso teatral-800

A peça “As aventuras do Boi das Águas” marcou o lançamento do concurso teatral 2017

 

A Baía da Babitonga, a maior baía navegável do estado e berço de inúmeras espécies, será a inspiração para centenas de alunos de escolas municipais este ano. “Baía Babitonga Protegida, Berçário da Vida” é o tema da 11ª edição do concurso teatral Água para Sempre, cujo lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (11), no Teatro da Liga de Sociedade.

O evento de lançamento contou com a apresentação da peça teatral A Aventura do Boi das Águas. Inspirada na brincadeira do Boi-de-mamão, a peça conta a história do boi que nasceu num rio de Joinville e fica doente por causa da falta de saneamento. Outras personagens entram na narrativa para interagir e tentar curá-lo.

As inscrições para o concurso teatral vão de 11 de abril a 25 de maio e podem ser feitas pelo site www.aguasdejoinville.com.br. De 25 e 29 de setembro, estudantes de CEIs e escolas municipais sobem ao palco do Teatro da Liga de Sociedade durante a semana de eliminatórias.  Os três primeiros colocados de cada categoria voltam a se apresentar no dia 4 de outubro, na Noite dos Campeões.

A Baía da Babitonga, que já foi ocupada por sambaquianos e índios carijós, possui 24 ilhas e importantes resquícios de Mata Atlântica. O trabalho de despoluição de suas águas deve ser feito em conjunto, com a implantação de rede de esgoto que está sendo realizada pela Companhia Águas de Joinville e o apoio da população, que deve se conectar à rede e evitar que milhares de litros de esgoto sejam despejados sem tratamento em rios que deságuam na baía.

“Quando avançamos com as obras de saneamento básico, estamos cuidando do meio ambiente e da saúde das pessoas. A Baía da Babitonga é diretamente beneficiada pelo saneamento básico”, disse a diretora técnica da Águas de Joinville, Luana Siewert Pretto.

O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Joinville.

 

Concurso Teatral Água para Sempre

Desde que surgiu, há 11 anos, o concurso busca mobilizar CEIs e escolas municipais para que os alunos reflitam sobre a importância da relação harmônica entre os seres humanos e o meio ambiente. As crianças são sensibilizadas pela arte teatral e motivadas a pensar sobre sustentabilidade e, consequentemente, passam a sensibilizar a comunidade também, promovendo uma mudança de comportamento.

São três categorias: A (CEI – maternal II, 1º e 2º períodos), B (ensino fundamental – 1º ao 5º ano) e C (ensino fundamental – 6º ao 9º ano). Serão selecionadas três peças vencedoras por categoria, com prêmios para a escola, coordenadores e alunos participantes.

 

Comments are closed.

Navegação de notícia